Que cidade? Que pintor? Porquê?
A cidade, que ibérica logo me pareceu, foi identificada: Toledo (por que outras cidades irá andar a fotografar este Dom Pedro de la Mancha e Castela-a-Nova, talvez, em breve, por africanas paragens?!)
O pintor sabe lá a gente quem será… Porque quem fotografou não quis saber. Porque quem fotografou apenas quis guardar o momento da contemplação/hesitação. Do homem perante a pedra e o que os homens, durante séculos, dela fizeram, moldando-a ao seu habitar, fazendo-a sua cidade.
Agora, será a vez da côr num pequeno rectângulo guardar o que este homem olha, vê. O que, de tanto tempo de homens, este homem quer seu. E (talvez) mostrar: “vêem como eu vi Toledo, naquele dia, àquela hora, e dela fiz minha obra?”
Por isso, hesita. Como, em gestos seus, em cores por si escolhidas, representar todo este trabalho de séculos e séculos? Que seu também é. E só seu será naquele rectângulo de tela. Enquanto não o der a outros…
(legenda de Sérgio Ribeiro)
8 comentários:
Lindíssima fotografia!
Os textos sempre magníficos!
Para quando um livro dos posts deste blog???
GR
Obrigado, amiga!
Era uma ideia ténue, essa da publicação.
Mas a qualidade das fotografias, dos textos do sf - que procuro acompanhar -, os estímulos como o teu estão a dar-lhe consistência.
Se "eles" estiverem pelos ajustes - funcionamos, informalmente mas muito saudavelmente, como equipa - talvez depois do verão, lá para fins de Setembro se pense nisso. A sério.
E os direitos de autor?
Pedro, tás lá!!! Grande abraço!!
Para essa coisa dos direitos de autor, a equipa tem um empresário... que também toca piano.
Mas, se a edição for Som da Tinta, se calhar os autores (e o empresário) terão de pagar à tipografia!
Mestre Pedro, se o alcade de Ayuntamiento de Toledo, vê esta pelingrafia, Toledo ganha um postal!
Nem piano nem balalaica.
Gaita de beiços e mal.
Toca, mas é a reunir o acervo de fabulas que o senhor da tipografia tem mais que fazer.
Devarinho e com jeito ele fia.
nuances aqui para o sitio:
que faria o faria se o ribeiro o alagasse com caudal de desgarradas quadras/farpas à desgarrada?
abria o abreu a lata (da maquina da observação) para tirar sardinha se o pedro com imagens o picasse?
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