2006-04-15

FOTOLEGENDA - hors-série


«(…)
Chegados à Capela de S. Sebastião, desmontámos e fizemos uma pequena pausa para retemperar forças e dar algum descanso às montadas.
Para marcar a passagem resolvemos ir tomar um aperitivo ao amigo "Chico de S. Amaro" que, mal descobriu que estávamos a cavalo, fez questão de não nos deixar pagar as bebidas, e de nos presentear com algumas histórias que passo a transcrever:
-Os senhores pararam no sítio certo e estão na casa certa! Comentou o Sr. Chico.
-Sabem que era aqui, nesta casa, que paravam as carroças que faziam o transporte dos peregrinos da estação de Vale dos Ovos para Fátima, nos primeiros anos, logo a seguir às aparições?
Era aqui que paravam para descansar um pouco e para dar umas favas aos animais pois a viagem era longa e difícil.
O meu pai, continuou o Sr. Chico, também teve uma dessas carroças que transportavam oito pessoas adultas, e fez durante algum tempo essa vida de "taxista".
Este era o único local onde descansavam durante a viagem e era de paragem obrigatória.
Por isso estou muito contente por verificar que a História se repete e só tenho pena de não ter umas favas para dar aos cavalos mas, as bebidas, essas pago eu!
E já agora, sabem que o caminho por onde chegaram à Capela era a antiga "Estrada dos Almocreves"?
Perante o nosso encolher de ombros, e por saber que eu sou um entusiasta desse tipo de conhecimentos, aconselhou-me a falar com o meu colega e amigo Dr. José Ferraz pois concerteza iria ficar admirado com as coisas que este me iria contar sobre o local.
É sem dúvida um grande entusiasta e apaixonado por tudo quanto diga respeito ao seu "cantinho", o amigo Chico de S. Amaro. Mais houvesse como ele e, certamente, os valores e o património histórico desta terra não andariam pelas ruas da amargura como vai acontecendo.
À laia de despedida, demos uma pequena boleia à netinha do Sr. Chico, que ficou radiante e até tirou fotografias, e rumamos pelo mesmo caminho em direcção ao Vilar, mas agora com mais calma porque é sempre a subir (e de que maneira), e os cavalos são precisos para outros passeios... e não só!»
(do blog Ourém e não só,
de Sérgio Poupado,
6 de Novembro de 2005)
(Já tantas e tão grandes
saudades de um amigo!
pelas cópias, Sérgio Ribeiro)

2 comentários:

Sérgio Ribeiro disse...

Olha que esta terra é de Pedros, e Nunos, e Zés, e Sérgios, e Mários, e Marias, e Jorges, e Sérgios (são muitos). Este Poupado é Sérgio... o outro, o que se assina e te manda abraços amigos também é Sérgio mas não é poupado!
E é esta gente (a outra... que não esta que se assina) que faz a beleza desta terra.
Falta-nos o mar...
Temos de compensar!

Sérgio Ribeiro disse...

Bom trabalho!