2006-09-26

FOTOLEGENDA - 51 (Moinho - 1)

O homem que é fotógrafo, enquanto almoçava com amigos, foi ouvindo estórias de passados anteriores ao seu. Estórias de outros tempos oureenses, de “gangs” juvenis, de “west-side stories” em versão “bairro contra castela”, “índios contra faquires”, quando ainda não havia “war games” (e guerras reais) em televisões e telemóveis.
E ele, que é de um tempo de transição, ouvia como se estivesse a ver. Tal como o outro, que é este legendador, e cujo tempo de memórias é de antes, de muito antes, das “coboiadas”, do futebol de pé descalço onde viria a nascer a avenida, no largo em frente à cadeia onde havia um quiosque e um depósito de água e onde estão as escolas e um “buraco”, na praça da sardinha, e das vindas ao cinema, às quintas-feiras, em carroça a abarrotar de gente quanto a burrica aguentava.
Acabado o almoço, não resistiu, o homem que é fotógrafo. Lá foi até ao “Moinho”, cenário de algumas das estórias que ouvira. E fotografou, fotografou, fotografou. Tanta coisa fez reviver, e que aqui se procura fixar. Enquanto é tempo…

(foto de Pedro Gonçalves
legenda de Sérgio Ribeiro)

1 comentário:

Tanita disse...

Mesmo antes de ver de quem era esta fotografia... "cheirou-me" a Pedro...
Nem sei porquê!