2006-02-26

LEGENDA&FOTO - 2

RETRATO AOS 70
São já 70?
Não!
Foram já 70!


São já setentas
(e se tu me tentas…)
São já setenta os anos vividos.
Sete décadas completadas
e na oitava entrei.
Como custa a acreditar!
… mas o tempo, na sua medida – que nossa é –
é assim: cruel, inexorável.

Às vezes, sinto-me como se vinte tivesse
e outros setenta aí viessem…
(quantos projectos!)

Só me falha o joelho esquerdo.
O resto tem sido corrigido,
e... se não fosse o joelho esquerdo outro galo cantaria,
lesto correria,
muitos golos marcaria,
ou “assistiria”,
ou nas minhas balizas evitaria.
Mas não abandonei práticas desportivas:
agora, iniciei-me hoquista
embora sem entrar na pista.

Enfim…
cá vou andando,
sem manquejar… e viva o velho!

A cabeça parece(-me) lúcida,
os pulmões e o coração
lá vão fazendo – bem! – a sua obrigação:
nada de bronquites,
nem de asmas,
só raras constipações;
controladas as tensões,
sempre boas as intenções
(faço parte dos “bons corações”)

Como e bebo sem grandes preocupações
e, depois,
cá vou dando destino ao comido e bebido,
com a próstata em tamanho aceitável,
sem diarreias,
sem obstipações
(embora obstinado me digam
onde só convicto e determinado me acho…)
Do outro lado – ou ali ao lado, ou ao baixo do ventre –
tudo bem quando bem e de pé é tempo de estar.
Não há senões,
nem casos para reclamações.

As pernas andam e correm
- o joelho esquerdo é que… –
e os pés assentam em qualquer chão
e em qualquer chão se firmam firmes,
sem calcanhares de aquiles
e aquelas dolorosas lembranças gotosas.

Mais!
Da carteira não me queixo,
tenho nela quanto é preciso quando é.
Nem de mais nem de menos
… embora, às vezes, de menos pareça.
Mas nunca me desleixo!

Em suma,
estou bem dos pés à cabeça,
e vice-versa.
Tenho é setenta!
Mas que importa?,
se ela, a minha lolita de quase sessenta,
tanto me tenta!

No Bom-Bom, ilha do Príncipe, 27 de Dezembro de 2005
(texto de Sérgio Ribeiro)
(montagem do Pedro Gonçalves,
sobre uma foto de Nuno Abreu e uma gravura)

6 comentários:

Anónimo disse...

Extraordinário!
Parabéns Sérgio!

Mas…
Tendo, uma vida tão activa!
Tendo tido uma vida com períodos dificílimos!

Onde é que tens os setenta???

Se(tenta) a dizer a verdade!
Onde está o elixir para tanta jovialidade?

Quem me dera ter a tua juventude!
Essa alegria diária!
Essa vontade de tanto ter que fazer!
Esse estado de espírito!
Essa saúde!

Sérgio,
Quer de corpo
Quer de espírito,
Ainda és um rapazito!

Eu bem o digo!
Esta juventude não sabe o que é ter idade!
Quando chegares à minha idade, vais ver que sempre custa mais um bocadito!

GR

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, GR!
Gostei dessa de quando chegar à tua idade... Como é que adivinhaste que agora começo a contar para trás?!

Anónimo disse...

A foto está adquadíssima ao texto, mas não sei se gosto dela...
E por aqui me fico, que os meus comentários ao texto não são práqui chamados!

Anónimo disse...

Belo texto...mas, se me é permitido, setenta com esse espírito!!!!!muito me surpreendeu serem setenta pois que mais parecem vinte.
Parabéns por esses setenta e também por mais este cantinho, numa "parceria" com o Nuno.
Um abraço
Maria

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, Maria.
Pois são 70... assim.
A parceria minha é com o Pedro Gonçalves, a do Nuno é com o Sérgio Faria. E poder-se-ão, talvez, cruzar.
Mais virão. Este é um espaço aberto...

Anónimo disse...

«As Tentações de S.Sérgio», dr.,
-o seu a seu dono e os céus para cada um, com o sol a brilhar para todos.