2006-03-21

LEGENDAFOTO - 6


1ª carta do Além

Caro amigo,
Depois de me ter dado como morto, iniciei a minha viagem para o Além, que eu não sabia muito bem onde era.
Foi difícil encontrar o caminho. Encontrei outros que levavam o mesmo destino e que andavam despistados. Não havia sinalizações. Nem auto-estradas. Tivemos de fazer todo o caminho a pé.
Atravessámos fronteiras. Para as passar não era necessário BI. Bastava a certidão de óbito. Isso é que era indispensável apresentar - a certidão de óbito - não fosse algum mal morrido atravessar a fronteira do Além. Só quem atestasse que era bem morto podia andar livremente. Os outros, os que não estavam bem mortos, tinham de voltar para trás.
Havia quem me dizia que dantes é que era difícil ir para o Além. Tinham de se apresentar declarações 27.003 e outras coisas mais, como requerimentos, pedidos, atestados da Junta de Freguesia e da Câmara, e uma cunha ajudava. Praticamente ninguém ligava ao documento principal. A certidão de óbito. Outros tempos…
Hoje, abriram-se as fronteiras. Tudo é mais prático. Há postos de informação. Inter-comunicadores. Até as almas se ajudam umas às outras. Não há egoísmos. Somos todos iguais.
Mas o Além é difícil de encontrar. Porque ninguém sabe onde fica. Uns dizem que é para a direita, outros dizem que é para a esquerda. Há aqueles que seguem pelo centro sempre a direito. Não olham nem para um lado nem para o outro.
Estimo a tua saúde
Guilherme António



(foto de Pedro Gonçalves)

3 comentários:

Anónimo disse...

A originalidade da carta, põe Saramago a pensar!!!
Muitos parabéns, espero que envie mais.
As “almas” necessitam desta leitura!

A foto está tão linda!
Titulo: “Alegria de Viver”

GR

Sérgio Ribeiro disse...

Esta carta é a 1ª de 12 cartas que publiquei deste amigo, o Brites Moita, em edição da Som da Tinta, com o título Cartas do Além (de Guilherme António) e Viagem hospitalar à volta de uma variz.
Tem trechos são deliciosos. Alguns deles aqui trarei e outros, publicados noutros sítios, também deste autor.

Anónimo disse...

Já protestei contra Bill Gates e o resto da pandilha, devido ao blog anónimos XXI, estar em manutenção (!) a página aparece branca, como a neve de Fevereiro (e eu que detesto neve), valeu a pena dar uma saltada ao foto&legendas.
Maravilha, temos ainda 11 textos para ler???
A moeda tem sempre duas faces:
A má – não poder entrar no anónimos XXI
A boa – ter-me deleitado com este texto

GR