2006-06-30

foto&legenda # 111

Recordo que na velha vila nova a rua era ainda o domicílio dos jogos e das brincadeiras. O chão era simples e o domínio ainda não havia sido travestido de condomínio. As pastilhas elásticas, as únicas, eram Pirata e os putos cresciam com mais publicidade. Os iogurtes eram raros. A batota, mesmo a mostrada, não. Trocavam-se cromos. Improvisavam-se regras. Ensaiava-se a inocência e o corpo até à ferida. Era golo e a baliza era duas pedras, uma de cada lado. Os putos acomodavam-se ao trânsito. O trânsito permitia-lhes que crescessem. Nos quintais ia-se às nêsperas. E perto, mais alto, porque o moinho de vento era lá em cima, havia apenas o depósito de água. Já não há.
fotografia © Arthur Leipzig
legenda © Sérgio Faria

3 comentários:

Sérgio Ribeiro disse...

Recordo. Recordo o tempo em que se rasgava a avenida e em frente do edifício dos correios se faziam grandes futeboladas em terreno um pouco arenoso.
Recordo. Recordo o tempo em que, noa Praça da Sardinha, hoje Rodoviária, o Prostes mandou um chuto a que o puto que eu era quis meter o pé e fez uma rotação de 360º, que era todos os graus que havia para uma volta completa, antes de cair... vitorioso por ter safado um golo certo.
Recordo. Recordo o excelente espaço que era a recta de S. Sebastião para fazer corridas de 100 metros e para jogar
á bola, naquele "terreno" entre o Silva e o Manuel Gameiro, sem haver carros que interrompessem os renhidos desafios.
Recordo. E quando passo nos sítios - nesses e noutros - tenho saudades do que fui e algum contentamento por ser, hoje, também o que então fui e me apetecer voltar a fazer o que então fazia.
E... qualquer dia...
O único problema é a porra deste trânsito que não ajuda nada...

Anónimo disse...

Ah ganda urso!
Brutal legenda.
E o cantante, tipo asa delta?
Direitinho à parede quando o grito de golo não foi do Juary.
Não havia sporttv, puxava-se pelas imagens com os abanos.
FDS tou velho!

Anónimo disse...

do que eu me lembro é do sacana do Boniek sentado em cima do Zé Beto, e o Platini a marcar golo. doeu-me como o caraças. três anos depois, foi o calcanhar do Madjer. doeu ao contrário.