2006-03-08

foto&legenda # 6


A essência do dia dispensa legenda, porque cheira a Hamlet, o louco, espectro de homem, em espectro de pai, em espectro de forma. Ou porque na interrogação sobre o ser há uma resistência chamada mulher cabeça. Obviamente, Salomé vence, ganha a cabeça. Aliás, nas tragédias elas vencem sempre. E ainda bem. Conta-se que foi uma mulher que começou tudo, num gesto simples, tentado, insurrecto, livre, ao trincar uma maçã. Antes havia apenas um jardim, o éden. Hoje, abertas as portas, abertos os mapas, há muitos. E há uma mulher, corpo e fruto de todos os pomares, no princípio de tudo, até ao fim.

fotografia © Jan Saudek
legenda © Sérgio Faria

5 comentários:

Sérgio Ribeiro disse...

Caro Sérgio Faria, peço-lhe que leia, também aqui, e aqui só para si, o comentário antes deixado no outros post "a dois".
Abraços

Anónimo disse...

Se este magnífico texto fosse real!

Mas há tantas portas fechadas!
Corpos que não os deixaram ser fruto!
Nos pomares, onde os frutos tentaram vingar,
Os pés dos homens esmagaram, esses frutos!
Os jardins têm lagos, com água salgada!

Se este magnífico texto fosse real!

GR

Anónimo disse...

não, pá, isto não é do catano, é do saudek. ora espreita aqui. há coisa do jan. e, ao lado, há coisas sára.

betinha disse...

Parabéns aos fotografos e aos escritores, este blog está uma maravilha. Parabéns

Anónimo disse...

Susana foi quem indicou este blog. Estou achando muito bom. E Jan Saudek foi muito feliz nessa fotografia. Eu também compreendo Hamlet, é que posso sentir. Entretanto, o título da imagem por Saudek é The Slavic Girl With Her Father. E minha percepção de Hamlet está muito ligada ao nosso século - o tempo do não ser. Excelente comentário de Sérgio Ribeiro. Tenho admirado suas palavras ;)