2006-09-11

foto&legenda # 161

But you see that line there moving through the station?
I told you, I told you, told you, I was one of those
.
*
O dia começou como outro qualquer, mais um, de verão maduro, classificado, sob as coordenadas do calendário gregoriano, nine.eleven. Nessa manhã, repetindo a véspera, a ilha acordou e levantou-se com as suas duas torres, duas torres brancas, como as de um tabuleiro de xadrez. Cedo, porém, jogado de modo traiçoeiro e troiano, aconteceu um xeque a Manhattan, diante da estátua dos livres. As duas torres, 08:46:40 norte, 09:03:11 sul, foram tomadas por pégasos que, embora brancos por fora, estavam tingidos de negro no interior. A urgência consequente, resultado do aerogedão, dial nine one one!, confirmou as coordenadas desse dia no livro das infâmias memoráveis. Para que, todos os dias, entre a sua partida e o seu destino, ninguém esqueça quão difícil e ténue é a liberdade.
fotografia © Pedro Figueiredo
legenda © Sérgio Faria
* versos da canção «First we take Manhattan», de Leonard Cohen, incluída no álbum I’m Your Man (Sony Music, 1988).

3 comentários:

Anónimo disse...

A administração americana gosta de matar, às primeiras horas da manhã!
Mais de 3000 mil trabalhadores, morreram no inferno em chamas!
Outros tantos carregam a dor da perda e do medo!

CHILE - 11 de SETEMBRO 1973 – 06:00 horas
Pinochet com a colaboração dos EUA, fizeram o golpe de estado no Chile, milhares de mortos, milhares de torturados, outros tantos desaparecidos!

GR

Anónimo disse...

Gr, deixe de ser um neo-reaccionario. Tenha vergonha na cara. Nao polua este blog.

Sérgio Ribeiro disse...

Lembrar um horror não pode ser renovar pretextos e servir para calcar dúvidas sobre responsabilidades e calar testemunhos; lembrar um horror não pode ser ignorar outros de que se conhecem indubitavelmente os fautores e mandantes.
É tão cómodo aceitar as versões "oficiais", veículadas pela comunicação de massas, afogando os cidadãos em informação falsa e falseada!
E para que "ninguém esqueça quão difícil e ténue é a liberdade" é indispensável que cada um não se esqueça de informar-SE.
Já agora: parabéns pela foto e pelo comentário.