2009-12-01

foto&legenda # 452 (zero a zero)

Isto é a sério. Se alguém é adepto de Rui Santos, essa espécie de prof. Marcelo da bola, que esqueça e siga, isto não é uma petição para refinados. O futebol é um jogo. Confrontam-se duas equipas, sob regras determinadas e simples. Os objectivos de cada equipa são claros, não sofrer golos na baliza a defender e marcar golos na baliza a atacar. No confronto entre as equipas, são objectivos mútuos e contrários. Da conjugação de tais objectivos podem resultar cenários distintos. No estádio actual de desenvolvimento do jogo, importa destacar três, no sentido em que os restantes são variantes de um deles. Um desses cenários – instituído como propósito maior do jogo – é a vitória de uma equipa (e a consequente derrota da outra), decorrente do facto de ter conseguido marcar mais golos (do que a outra). Outro cenário é o empate com golos, decorrente do facto de cada equipa ter marcado um número de golos igual ao que sofreu. Outro cenário ainda é o empate sem golos. Nos dois primeiros cenários compreende-se que haja atribuição e distribuição de pontos. No primeiro cenário são atribuídos três pontos à equipa vencedora e nenhum ponto à equipa derrotada. No segundo cenário é atribuído um ponto a cada equipa. No último dos cenários referidos não se compreende que haja atribuição de pontos. É certo que o empate sem golos é um empate, no sentido em que nenhuma das equipas se sobrepôs. Mas é menos do que isso e é muito diferente do empate com golos. O empate sem golos é um empate em que cada equipa não cumpre o mínimo, não demonstra capacidade de vencer, porque incapaz de marcar golos. Enquanto resultado, o empate sem golos corresponde à situação que há no momento exacto em que começa o jogo. Em tal circunstância as equipas equiparam-se na impotência, não na potência. É como se o jogo não tivesse acontecido. Ou seja, o empate sem golos é um empate a zeros, é o fim do jogo equiparado ao princípio. Quando assim é, deve valer nada, nenhum ponto para cada equipa. O futebol não é para mansos. Para esses há o curling e a tourada.

fotografia © Nuno Abreu
legenda © Sérgio Faria

2 comentários:

do Zambujal disse...

Excelente. Apesar de...
Como, em tempos próximos, gostava de dizer a quem ia defrontar monstros como Portos e Benficas (até em termos de orçamentos), todos os jogos começam zero a zero.
Nesses casos, acabar zero a zero já não é mau. E foi jogo jogado. Desde que jogado...

Anónimo disse...

o curling é para mansos? aquilo dá pedrada que até ferve.. imagina aquilo jogado em ermesinde nos finais de tarde de domingos chuvosos.. nem com a cruz vermelha por perto..

MA